NOTA IMPORTANTE: Publicámos mais recentemente um Guia Definitivo para Fotógrafos para a Ilha de Skye que contém muito mais informação do que a presente neste post. Não se esqueça de o ler!

 

A intenção deste breve post é apenas o de apresentar algumas especificidades da Ilha de Skye e não um ensaio exaustivo e entediante sobre a fotografia de paisagem em geral.

Do ponto de vista do fotógrafo, a Ilha de Skye não é diferente de qualquer outro local do planeta. Precisará de estudar cada local de antemão, testar e preparar seu equipamento, confirmar se tudo está à altura da tarefa e seguir em frente. No entanto, existem alguns indicadores que gostaríamos de lhe apresentar. Cabe a si segui-los ou não!

Vestuário e calçado

Vamos assumir já uma coisa: o clima em Skye, mesmo durante o verão, nunca será o do Rio de Janeiro. Além disso, do ponto de vista do fotógrafo, o mau tempo é sempre um pouco mais emocionante do que o céu limpo, assim sendo o mais certo é que esteja a planear a sua viagem para o outono, a primavera ou mesmo o inverno. O tempo de inverno pode ser, contudo, demasiado rigoroso. Certifique-se de que leva vários pares de meias, um bom casaco à prova de vento e impermeável (o mais leve possível, porque afinal de contas, você é um fotógrafo), pelo menos dois pares de calças impermeáveis ​​e uma camada de base bastante eficiente em termos térmicos. Opte por um extraordinário par de botas. Eu pessoalmente tenho minhas botas ideais, mas marcas como The North Face, Salewa, La Sportiva, Salomon, Scarpa, Merrell, Lowa e tantas outras, têm uma tecnologia incrível para colocar ao serviço dos seus pés.

O terreno pode ir de escorregadio a moderadamente encharcado, até verdadeiros pântanos, isto em apenas algumas dezenas de metros. Um par de botas forte e à prova d’água (o Gore-Tex é seu amigo), forte e confortável, pode transformar uma missão complicada numa caminhada no parque … ou quase. É muito fácil escorregar e cair em lugares como o Quiraing, mas ainda mais durante uma manhã nublada no Storr. As virtudes naturais de Skye também são a principal fonte de problemas para os caminhantes e ainda mais para os fotógrafos. Não se esqueça que provavelmente estará a carregar 5-8 Kg de equipamento nas suas costas e que uma caminhada de 4 horas nestas condições deixará certamente uma boa marca no corpo.

Enquanto estiver em Skye, verá certamente muita chuva. Não chove o tempo todo, mas é quase garantido que vai chover uma vez por dia. Traga meias, casaco, camada base quente e eficientes, calças boas e talvez um par de luvas, um gorro e um buff, dependendo de quão frio fica, mas o mais importante, do quão frio você normalmente fica.

Na Viewpoint fornecemos a todos os nossos clientes um alojamento adequado na Ilha de Skye, onde a rotação de roupas é viável. Fornecemos instalações onde pode lavar e secar as suas roupas e botas, para que não precise carregar muitos itens de vestuário. Algo como 3 pares de meias, 2 pares de calças, 1 casaco leve, 2 conjuntos de roupas de camada de base e um único par de botas, será suficiente para a maioria das pessoas.

Alojamento

O alojamento é de essência! Os fotógrafos precisam de alojamentos bons, bem localizados para realizar uma missão fotográfica triunfante. Na Viewpoint, optamos por manter uma parceria forte e muito profissional com apenas algumas acomodações, para que possamos oferecer o melhor que a Ilha de Skye tem para oferecer. Não espere uma piscina interior, sauna e jantares, mas pode contar com uma acomodação segura, muito confortável e aquecida. Os quartos são espaçosos! O self-catering é uma possibilidade, por isso a área da cozinha está totalmente equipada e preparada para acolher grandes grupos. Lavagem e sala de secagem também está disponível e muito bem equipado. O estacionamento privativo e o check-in e check-out automáticos permitem-nos ter plena autoridade sobre os nossos programas. Entramos e saímos sempre que queremos, para que possamos chegar a cada POI a tempo e aproveitar o que Skye oferece.

Equipamento fotográfico

Sugerimos que você traga pelo menos um par de lentes! Algo como uma grande angular e uma teleobjetiva. Primes são sempre impressionantes – nós sabemos disso – mas tentamos manter as coisas leves. Você pode, claro, deixar algum do seu equipamento no seu quarto (os quartos são bloqueados eletronicamente), mas se está a projectar fazer isso por vai afinal levá-lo?! Três lentes estão perfeitamente bem. Apenas como um exemplo – vai descobrir as suas próprias necessidades – eu pessoalmente adoro levar uma Canon 16-35mm ƒ/4 L, uma 70-200mm ƒ/4 e a minha sempre fiel 50mm ƒ/1.4. A menos que tenha em mente fotografias específicas da vida selvagem, para as quais você pode precisar de uma distância focal maior, esse intervalo é mais do que suficiente para Skye. Macro é também uma excelente opção dependendo da altura do ano.

Também recomendamos um bom e firme tripé. O carbono é incrível, mas o alumínio e os ventos fortes relacionam-se um pouco melhor. Algo como um Manfrotto MT055XPRO3 será mais que suficiente. Considere levar uma grande, mas não gigante, mochila fotográfica. Eu sou homem da Lowepro e nem me dou ao trabalho de procurar por mais nada.

Considere também um conjunto de filtros ND e grads (eu costumo usar o último um pouco mais em Skye, enquanto os primeiros são mais usados na Islândia, por exemplo). Pessoalmente uso os filtros Lee e Rollei. Tenho muitos! Muitos e a minha mulher pode confirmar isso mesmo. Polarize! Sim, acho que se não tem um bom filtro polarizador, perderá metade da fotografia. Eu sou fã do meu 105mm Lee Polarizer, e embora eu considere os filtros Rollei ND (especialmente nesta última edição) um maravilhoso investimento em termos de relação qualidade/preço, os polarizadores nem sequer chegam perto do filtro polarizador de Lee.

Além disso? Panos de microfibras. Muitos! Capas de chuva para a sua câmera? Não sou fã, mas cada um é seu próprio patrão.

Precisa de alguma informação ou ajuda extra? Entre em contato, vamos tentar fazer o melhor para o ajudar.

Saiba mais sobre a nossa viagem fotográfica à Ilha de Skye e junte-se a nós na nossa próxima aventura.