TRADIÇÕES NA FOTOGRAFIA…

A fotografia de paisagem, um “bocadinho” diferente da fotografia de viagem, é uma área da fotografia enraizada na mais profunda tradição do registo fotográfico. Hoje, ainda inspirada pelos maiores mestres, é uma área que assume muitas faces, umas mais conservadoras que outras mas, ainda assim, partilhando do “mesmo” ideal.

Este Workshop de Fotografia Paisagem, no qual nos debruçaremos sobre os conceitos mais importantes deste segmento, é destinado a todos quantos amam esta área da fotografia. Centra-se sobretudo no fluxo de trabalho e correcta abordagem a este tipo de fotografia. Não nos concentraremos apenas (embora também) em aspectos pura e meramente técnicos. Muito do trabalho de fotografia de paisagem não começa na saída de casa, nem termina na tomada ou registo. A nova série de workshops que o Rui Costa está já a apresentar, representa também uma forte evolução na forma como se encara a etapa final da fotografia (impressão), o excesso de equipamento e as abordagens destituídas de um propósito programado.

Serão abordados detalhes relacionados com a fotografia de paisagem nos diversos cenários e destinos. Falaremos de equipamento, vantagens e desvantagens relativamente a cada escolha. Falaremos de polarizadores, filtros ND, tripés, mochilas, intervalómetros e outros pequenos acessórios que podem facilitar ou dificultar a missão fotográfica. Mais importante do que isto, colocaremos as mãos no equipamento e serão respondidas todas as questões colocadas. Teremos papel de alta-qualidade para tocar em fotografias imprimidas e as nossas câmeras para explorar questões técnicas. 

A única tecnologia que colocaremos no local será exclusivamente dedicada à demonstração de edição de algumas imagens através da utilização de programas como Adobe Photoshop e Lightroom. Por fim, mas não menos importante para qualquer fotógrafo que se preze, teremos imprimidas algumas imagens de cada um dos participantes em papéis de alta-qualidade. Porque qualquer fotografia deverá ter como morada final uma folha de papel fotográfico!

Grupo da 2ª edição do Workshop de Fotografia de Paisagem

Destinatários / Nível: Intermédio
Custo: 50,00 EUR (IVA incluído)
Mínimo de participantes: 5 | Máximo de participantes: 15

Datas anteriores: 12JAN19 (ESGOTADO) / 16MAR19 (ESGOTADO) / 11MAI19 (ESGOTADO)
Próxima Data: 27 DE JULHO DE 2019
Horário: 10:30 às 13:30 // 14:30 às 17:30;
Local: ACADEMIA COLORFOTO (LISBOA)

A inscrição no workshop de Fotografia de Paisagem dá-lhe direito a:

  • 6 horas de workshop;
  • PDF com os slides da formação;
  • Desconto de 5% em futuras formações;
  • Desconto de 5% do valor de reserva de qualquer uma das nossas viagens.

Formas de Pagamento

  • Transferência bancária;
  • Paypal (adicionar 4% para taxas Paypal, 52,00 EUR).

Os dados para poder pagar por qualquer uma das vias disponíveis, são fornecidos por email de resposta à submissão do formulário abaixo colocado e após confirmação de vaga.

  • Questões práticas com respostas baseadas em muitos anos de saídas, missões e expedições fotográficas;
  • Os participantes podem e DEVEM fazer perguntas. O objectivo de um workshop deve ser o de responder o melhor possível a questões reais, colocadas por pessoas reais;
  • Não se guardam segredos! Ferramentas, software, técnicas de edição, etc. Será tudo colocado à disposição dos participantes;
  • Falaremos, claro, de conceitos fundamentais como exposição fotométricavelocidade do obturador e abertura relativa e encararemos as opções técnicas e criativas que se nos apresentam no terreno;
  • Abordaremos conceitos estruturais como stops, ƒ-stops ou ƒ-numbers e a sua relevância na fotografia de paisagem;
  • Discutiremos velocidade da objectiva (abertura máxima) e aquilo a que um fotógrafo de paisagem tem ou não de ceder na compra de equipamento;
  • Muito naturalmente abordaremos também as questões relacionadas com a Profundidade de Campo e com os factores que a afectam;
  • Por consequência do anterior, abordaremos temáticas como a difração e a distância hiperfocal;
  • Tocaremos em conceitos fundamentais como ISO, o bom uso da “lei” da reciprocidade;
  • Analisaremos o histograma da câmera, e as vantagens de o saber ler e usar;
  • Falaremos das diversas vertentes dentro da fotografia de paisagem, não denegrindo nenhuma e tentando sobretudo perceber as virtudes de cada uma;
  • Abordaremos aspectos fundamentais da edição de imagem (Laboratório Digital);
  • Falaremos de impressão e de como preparar os seus ficheiros para impressão;
  • Teremos algumas fotografias dos nossos participantes já imprimidas para que possa perceber o quão importante é dar a uma fotografia um suporte em papel.

Rui Santos Costa

Ao longo dos últimos 4 anos desenhou, organizou e ministrou mais de 25 workshops de introdução à fotografia (WIF v.1.0 de 2015 a meados 2016 e v.2.0 de meados de 2016 a 2017), edição fotográfica em Photoshop e Lightroom (iniciado, intermédio e avançado). Em 2016 desenhou também o plano e conteúdo para o curso livre de Fotografia do Conservatório de Música de Aveiro. O Rui dedica-se à fotografia desde 1992. É um apaixonado pela “velha-escola”, pelo filme e pelo cheiros da câmara escura, mas hoje em dia é o digital que paga as contas. Desde 2012 que se dedica exclusivamente à Fotografia. Empenhado numa abordagem mais tradicional à fotografia de paisagem, com o P&B como base de trabalho e com a impressão como fim último para qualquer imagem.

Facebook: facebook.com/ruiphotos
Twitter: twitter.com/ruijscosta
Instagram: instagram.com/ruijscosta

Após a reserva do seu lugar receberá um email de confirmação e um outro com o pedido de pagamento, só e apenas se, o número mínimo de participantes tiver sido atingido. Terá então 5 dias úteis para realizar o pagamento da inscrição;

Só se consideram reservados os lugares efectivamente pagos;

Após pagamento e confirmação de boa cobrança (que poderá acelerar enviando comprovativo de pagamento para info@theviewpointtours.com), procederemos de imediato à emissão de recibo.

Cancelamento de presença a menos de 10 dias da formação/workshop, não nos permitem efectuar a devolução de qualquer valor pago.

INSCREVA-SE JÁ E RESERVE O SEU LUGAR NO PRÓXIMO GRUPO!

[[[],[],"and"]]
1 Step 1
Já realizou outro(s) workshop(s) com a Viewpoint?para efeitos de aplicação de desconto

Trataremos todas as suas informações com respeito e no estrito cumprimento da Lei. Para mais informações sobre nossas práticas de privacidade, visite as páginas que dedicámos a esses assuntos através do menu de rodapé.

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

RUI SANTOS COSTA
FOTÓGRAFO / FORMADOR

Fotógrafo e formador nos workshops de fotografia de paisagem, introdução à TÉCNICA FOTOGRÁFICA e LABORATÓRIO DE EDIÇÃO DIGITAL.

USAMOS LEE FILTERS!

Todos os nossos workshops de fotografia de paisagem em viagem são acompanhados de material LEE FILTERS. Inscreva-se num dos nossos workshops que vamos promovendo em Portugal.

Rui COSTA PHOTOGRAPHY @ instagram