F-Roads Islandesas

A Islândia é um país único em muitos aspectos, mas não apenas pela paisagem surpreendente e pelas maravilhas naturais perfeitamente “construídas”. As F-Roads são uma parte relevante da singularidade da Islândia, e são sobretudo relevantes para qualquer planeamento de uma aventura fotográfica. Não se esqueça de ler o nosso post “Islândia – O que fazer e o que não fazer” para mais informações sobre algumas das particularidades da Islândia.

Voltando às F-Roads, cabe-nos dizer que serão certamente a melhor maneira de chegar a muitos dos lugares mais incríveis do país, isto claro, se quiser evitar as áreas mais lotadas e os locais obrigatórios para turistas. As F-roads são também as estradas mais traiçoeiras na Islândia e devem ser tratadas com cautela e preparação relativamente cuidada.

A circulação em F-Roads exige – por lei – um carro de tracção às 4 rodas (4×4). Existem muitas empresas na Islândia dedicadas ao aluguer de automóveis e a maioria delas tem uma seleção suficientemente boa de unidades 4×4. É claro que nem todas as empresas são confiáveis, e essa é outra razão pela qual uma viagem organizada por uma empresa como a Viewpoint Tours pode ser útil. Letra-miúda, taxas escondidas, complicações, são uma segunda-feira normal quando falamos de empresas de aluguel de automóveis. É pena que assim seja, mas é verdade e quem muito viaja sabe que são uma muito razoável fonte de problemas. Se não estiver confortável com a condução de um carro alugado através dos desafios apresentados pela F-Roads, não arrisque. Tenha em mente que o seu carro alugado não está segurado para a travessia de rios (ou qualquer curso de água), por isso, adicione uma dose de cuidado extra se planeia conduzir-se a si próprio.

Na Viewpoint Tours sempre fazemos uso de unidades Toyota Land Cruiser modificadas (ou similares). Estas são unidades muito fiáveis, resistentes e muito confortáveis. Land Rovers também são unidades de primeira escolha, mas depois de algumas centenas de quilômetros vai querer algo mais macio para se sentar. Pode conferir todos os detalhes sobre as nossas viagens fotográficas à Islândia na página dedicada a cada tour.

Saiba também que as F-roads não são como outras estradas de gravilhas normais! Estas estradas podem ser muito rochosas, íngremes e/ou lamacentas, dependendo do clima e da época do ano. O nosso maior conselho para um condutor inexperiente é não se envolver em tais aventuras.

Algumas coisas a considerar antes de abordar uma F-Road Islandesa…

Uma viatura 4×4 é obrigatório;
A condução fora de estrada é absolutamente proibida na Islândia. As multas são enormes;
Não há seguro que cubra as travessias de rios ou outros cursos de água;
As estradas de montanha (F-roads) estão fechadas durante o inverno. As F-roads normalmente estão abertas desde o início de junho (às vezes mais cedo) até o final de setembro (às vezes mais tarde);

Abaixo, pode encontrar uma tabela com algumas F-Roads relevantes, bem como datas de abertura para cada uma delas.

2 thoughts on “Islândia: F-roads e outras estradas.

  1. Pingback: Circuitos Turísticos na Islândia - Guia e Dicas para viajar na Islândia

  2. Pingback: Islândia - O que deve fazer e o que não deve fazer!

Comments are closed.